Como converter arquivos STL para sólidos de modo que possam ser editados em softwares de modelagem 3D.

Brazil dionisioprado
Site Admin

Como converter arquivos STL para sólidos de modo que possam ser editados em softwares de modelagem 3D.

Mensagem por dionisioprado » 2 years ago

Em geral, os softwares de modelagem 3D, conseguem ler os arquivos STL, porém, em grande parte deles (se não todos), não permitem uma edição e modificação destes arquivos, pois o formato stl, é lido pelos softwares de CAD como uma malha de pontos e não como um sólido propriamente dito. Para que possamos fazer uma edição propriamente dita, é necessário um software intermediário, que faça a conversão desta malha para um formato de sólido que possa ser lido e editado pelos sistemas de CAD.

Existem no mercado vários softwares capazes de fazer esta conversão, porém geralmente tem um custo bastante alto, financeiramente falando, o que torna inviável o uso “doméstico” por nós, makers, que trabalhamos com modelos de impressão 3D, ou até mesmo para micro empresas que trabalham também nesta modalidade. Sem contar ainda com o fato de que boa parte destes softwares, pedem máquinas com configurações que extrapolam os limites de razoabilidade para um usuário convencional, e exceto grandes empresas e escritórios que trabalham especificamente ligados à área de engenharia e ou arquitetura, teriam condições de usa-los de forma regularizada.
Pensando neste público, decidi procurar uma solução efetiva e de baixo custo, que pudesse atender as nossas demandas, balanceando perfeitamente a questão dos custos, com a carga de hardware e também a facilidade para obtenção e uso da ferramenta proposta. Me pareceu óbvio, buscar uma solução dentro da realidade dos softwares livres, em tendência crescente no mercado atual, que tem suprido com grande propriedade, muitas das demandas apresentadas hoje por micro empresas, chegando até mesmo a suprir, em muitos casos as necessidades de empresas de médio e grande porte.

Consegui excelentes resultados, levando tudo isto em consideração, ao utilizar uma poderosa ferramenta que me surpreendeu pela facilidade de uso e também pela quantidade de recursos, o Freecad ( https://www.freecadweb.org/?lang=pt_BR ). Posso dizer que ele hoje é um verdadeiro canivete suíço para quem é entusiasta apenas e também para os mais experientes em modelagem e manipulação de objetos 3D por software.
O hardware utilizado, em minhas primeiras incursões nestas tentativas, era bastante básico, estando nos níveis padrão da maior parte dos computadores domésticos que temos hoje... Nada além de uma máquina montada, com placa mãe Gigabit (XingLing) um processador Core2Duo da Intel®, 4Gb de memória RAM, 500Gb de HD e uma placa de vídeo antiga de 1Gb. O diferencial ficou por conta do sistema operacional, esta máquina estava com uma versão do Linux Mint, com kernel devidamente compilado especificamente para este hardware. Logicamente, com máquinas melhores, os resultados seriam obtidos de forma mais rápida, mas o que estou tentando mostrar é que com as ferramentas certas, podemos chegar à resultados bastante satisfatórios, desde que haja empenho no aprendizado e força de vontade para buscar soluções alternativas.
Mas vamos lá, o procedimento, que é bastante simples, diga-se de passagem, basicamente é converter o arquivo STL em formato STEP, que é muito bem aceito, como sólido pela maioria dos softwares de modelagem 3D e de CAD. O software utilizado, posteriormente para a edição da peça que eu estava convertendo foi o 123D Design da Autodesk®, que eu rodava já em outra máquina, rodando o Windows 10 e com uma configuração bem mais “forte”, mas que era a minha máquina de produção, portanto não cabia testes de novas tecnologias neste hardware...
Os procedimentos adotados, doram os seguintes:

Instalação do FreeCad, na máquina onde se pretende fazer os trabalhos de conversão, não importando muito o sistema operacional utilizado, afinal é um software Open Source e Gratuito, que tem instalações para os vários sistemas do mercado, entre eles o Linux (para o qual foi criado e que tem os repositórios de atualização mais recentes através do GitHub do projeto), o Windows (fiz os testes desde a versão Windows 7 até o atual Windows 10 e funcionou muito bem) e o Mac OS X (neste eu não testei, pois não tenho máquinas com este sistema operacional. Para a instalação, basta entrar no site do projeto (https://www.freecadweb.org/ ) e procurar por Downloads, feito o download, basta seguir o passo a passo do próprio site para concluir a instalação básica do software.
Feita a instalação, devemos abrir o FreeCad, onde encontraremos uma tela em branco, conforme demonstrado na figura abaixo, e nela, vãos selecionar o menu “Ver” (View) e selecionar “Part”, em Bancada de Trabalho (Workbench).
img1.png
img1.png (282.49 KiB) Exibido 8657 vezes

Feito isso, vamos agora ao menu Ficheiro (File) e selecionar Abrir (Open), selecionando em seguida o arquivo STL na pasta onde o mesmo foi armazenado em sua máquina. Para efeito de exemplificação, estou utilizando o cubo de calibração baixado do thingiverse.
Selecionei ainda a vista axiométrica, para facilitar a visualização e para efeito didático, porém não é um procedimento mandatório...
img2.png
img2.png (96.3 KiB) Exibido 8657 vezes
Feito isso, vamos selecionar a forma (Mesh), no lado esquerdo, clicando sobre o nome do arquivo aberto, ao lado do ícone verde.
img3.png
img3.png (121.4 KiB) Exibido 8657 vezes
Dete modo aparecem vários detalhes, nas propriedades, logo abaixo da forma selecionada.
Chegamos, entçao ao ponto chave de todo o procedimento, devemos selecionar o menu “Peça” (Part) e procurar por “Criar forma a partir de malha”, clicando nele. Com isso iniciará o processo de criação do sólido, propriamente dito
img4.png
img4.png (69.84 KiB) Exibido 8657 vezes
Aparecerá uma janela popup, solicitando o nível de tolerância na criação de forma, que por default, virá pré preenchido com 0,1, é um valor bastante aceitável para as nossas impressões 3D, e que resultará em um modelo sólido bastante preciso para as nossas necessidades, portanto, basta clicar em OK para prosseguirmos.
img5.png
img5.png (8.05 KiB) Exibido 8657 vezes
Aparecerá, uma nova instancia do modelo, logo abaixo da mesh que havíamos selecionado alguns passos atrás, mas agora com um ícone azul ao lado, vamos clicar sobre ele, para seleciona-lo, pois este já é o nosso sólido à ser exportado.
img6.png
img6.png (43.45 KiB) Exibido 8657 vezes
Vamos então ao menu “Peça” (Part) novamente, mas desta vez selecionaremos “Exportar CAD”, com isso abrirá uma nova janela, para selecionarmos o tipo de arquivo que iremos exportar
img7.png
img7.png (37.21 KiB) Exibido 8657 vezes
img8.png
img8.png (26.85 KiB) Exibido 8657 vezes
Nesta tela, que abriu, assim como em qualquer outro software que utilizamos na máquina, basta colocarmos o nome no arquivo, com a terminação .STEP, Selecionarmos a unidade de disco ou pasta em que salvaremos nosso arquivo e por fim, clicar em Salvar. Somente uma ressalva, sempre verificar, abaixo de onde digitaremos o nome do arquivo a ser salvo, se o formato ou tipo selecionado está realmente como STEP (*.stp *.step). Se for utilizado o sistema operacional Windows e o tipo de arquivo estiver correto, nem será necessário digitar a terminação, o próprio Windows irá preencher no formato correto.

Pronto, já temos nosso arquivo STL devidamente convertido e exportado como sólido e pronto para ser editado no programa de modelagem de sua preferência.

Espero que tenham gostado do Artigo e se sobrar qualquer dúvida, basta entrar em contato por MP que terei grande prazer em responder, só não prometo responder imediatamente, pois também tenho outros afazeres além do fórum, mas garanto que ninguém ficará sem respostas.

Link:
BBcode:
HTML:
Hide post links
Show post links

Brazil CristianSbardelotto

Re: Como converter arquivos STL para sólidos

Mensagem por CristianSbardelotto » 1 year ago

Boa tarde Dionisio,

Meu nome é Cristian Sbardelotto, sou cirurgião dentista, e felizmente encontrei sua página. Estou realizando minha tese de doutorado e uma das metodologias é MEF.

Gostei muito do seu post, sobre a transformação de STL para um modelo sólido, é justamente essa a minha dor de cabeça no momento, tenho modelos em STL e preciso passar ele para sólido, fiz os passos que você descreve muito bem no seu post, mas o programa está demorando e logo aparece que o programa "não está respondendo" eu estou um pouco assustado com isso, pois isso faz parte da minha tese de doutorado, eu gostaria de saber se você pode me ajudar com isso. De modo que posso lhe enviar os arquivos e você me mandaria os sólidos, não sei, quem saiba minha máquina não seja tão potente pra isso e o programa não consiga converter. Enfim, se você puder me ajudar te agradeço!

Grande abraço!

Link:
BBcode:
HTML:
Hide post links
Show post links

Brazil dionisioprado
Site Admin

Re: Como converter arquivos STL para sólidos

Mensagem por dionisioprado » 1 year ago

CristianSbardelotto escreveu:Boa tarde Dionisio,

Meu nome é Cristian Sbardelotto, sou cirurgião dentista, e felizmente encontrei sua página. Estou realizando minha tese de doutorado e uma das metodologias é MEF.

Gostei muito do seu post, sobre a transformação de STL para um modelo sólido, é justamente essa a minha dor de cabeça no momento, tenho modelos em STL e preciso passar ele para sólido, fiz os passos que você descreve muito bem no seu post, mas o programa está demorando e logo aparece que o programa "não está respondendo" eu estou um pouco assustado com isso, pois isso faz parte da minha tese de doutorado, eu gostaria de saber se você pode me ajudar com isso. De modo que posso lhe enviar os arquivos e você me mandaria os sólidos, não sei, quem saiba minha máquina não seja tão potente pra isso e o programa não consiga converter. Enfim, se você puder me ajudar te agradeço!

Grande abraço!
Boa tarde Cristian, somos colegas então, rsrsrs, também sou cirurgião dentista, com especialização em prótese e implantes...

Enfim, quanto ao problema enfrentado, possivelmente está realmente relacionado à falta de memória na máquina, principalmente memória de vídeo, que fica sobrecarregada no processo, agravado pelo fato de que se estiver tratando de imagens stl geradas por tomografia ou outros métodos de escaneamento para estruturas ósseas, via de regra, são imagens extremamente grandes e o processo para uma única mandíbula chega a durar 12 horas com a máquina trabalhando duro, e neste meio tempo, é normal a mensagem que o programa parou de responder.

Infelizmente, não disponho de tantos recursos de máquina para me propor a ajudá-lo, minha máquina também é restrita, mas recomendo, se conhecer alguém que tenha uma "máquina gamer" peça para tratar a imagem seguindo o tutorial. E o mais importante, se forem imagens de estruturas escaneadas ou com base radiográficas, recomendo muuuita paciência.

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk

Link:
BBcode:
HTML:
Hide post links
Show post links

Brazil CristianSbardelotto

Re: Como converter arquivos STL para sólidos de modo que possam ser editados em softwares de modelagem 3D.

Mensagem por CristianSbardelotto » 1 year ago

Olá Dionísio!

Amigo, obrigado pelas informações, realmente não está sendo fácil!
vou buscar ajuda com máquinas melhores vou deixar aqui meu e-mail pessoal
crissbardelotto@gmail.com

Forte abraço e parabéns pelo site!

Link:
BBcode:
HTML:
Hide post links
Show post links

Brazil Diogenesrhn

Re: Como converter arquivos STL para sólidos de modo que possam ser editados em softwares de modelagem 3D.

Mensagem por Diogenesrhn » 11 months ago

Nossa deu super certo...consegui converter superrrr rapido minhas peças..tenho um computador gamer bastante rápido

Link:
BBcode:
HTML:
Hide post links
Show post links

Responder