Técnicas de Finalização - Lixamento

Forum destinado a discussões sobre acabamentos em peças, pinturas e afins
Responder [phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1266: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable
Brazil Faerkrag
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1266: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable

Mensagem por Faerkrag » 2 years ago

Essa é a forma mais básica de finalização de peças impressas é a boa e velha lixa, mas sempre me perguntam, quais lixas usar, como usar e outras coisas do gênero. Pois bem, vamos ao que interessa :D

Como sabem o lixamento é uma técnica de subtração da peça, onde a lixa ira deixar plana a peça em questão subtraindo as partes desniveladas da estrutura. Uma coisa você tem que ter em mente, faça uma boa impressão com a máquina regulada, a sua mão vai agradecer profundamente :lol: , mas tudo da pra corrigir na massa e na lixa.

Você pode lixar manualmente ou com uma máquina (lixadeira Orbital, Roto Orbital, lixadeira de cinta, micro retífica e por ai vai).

Tipos de Lixa

Imagem

Como definição, lixa é qualquer papel abrasivo com finalidade de desbastar, nivelar ou polir uma superfície. Elas se dividem em Lixas Secas e Lixas D'água e subdivididas e por materiais algo (lixa para Madeira, Massa, Ferro, mista, Nofill, seco)

As lixas D'agua só devem ser utilizadas molhadas e a peça também. Elas oferecem um acabamento melhor pois a água age como um lubrificante e não deixa marcar a peça muito fundo.

As lixas secas devem ser usadas secas e no material indicado, mas você pode usar qualquer uma se quiser, mas a vida útil da lixa diminui drasticamente pois o pó que a superfície vai soltar ira grudar na lixa e reduzir sua eficiência e o grão utilizado pela lixa é um abrasivo indicado para o seu uso, como por exemplo a lixa de ferro quase rasga a sua peça impressa devido a sua forte abrasão. Dessa forma te recomendo usar lixa Nofill (Norton) ou Lixa Seco (3M, essa lixa é indicada pra uso automotivo e trás uma ótima qualidade além de não deixar o pó da peça grudar), mas se não consegui a lixa de massa também é boa.

O Grão

Toda Lixa possui numeração (grão) que significa a quantidade de grãos por centímetro, ou seja quanto menor o grão mais grossa e a lixa. A numeração é padronizada que segue de 16 a 3000. Mas ai você me pergunta, o que tenho que sobre esse tanto de número? A resposta é fácil, grão de 16 até 80 são chamadas lixas de desbaste ou nivelação. Lixas de 100 até 400 são as lixas de acabamento e 600 até 1200 são as lixas de acabamento fino e acima de 1200 você utiliza para polimento. Você pode escolher a numeração que quiser, mas fortemente te recomendo a usar a lixa 80 para nivelamento (deixar plano as linhas de impressão), lixa 120 ou 220 para acabamento (suavizar os riscos da lixa 80 e deixar liso, pois a lixa grossa no plástico da um aspecto aveludado) lixa 400 (para nivelar o Primer) e caso precise uma lixa 2000 (para casos que você terminou de pintar e passar verniz e ficou alguma terrinha na superfície, vou falar mais sobre no curso de pintura)

Pergunta, posso pular a lixa ou usar a que quiser? Pode sim, mas você levará mais tempo e sua mão vai reclamar bastante.

Lixadeiras

Se você tem acesso a ferramentas ou quer investir, vou apresentar algumas ferramentas que tenho e uso e suas vantagens de desvantagens, mas lembre-se as máquinas ajudam bastante, mas nunca o serviço será feito 100% nelas, pois algumas áreas elas não alcançam.

Lixadeira ORBITAL

Imagem

Essas lixadeiras geralmente possuem base quadrada (1/4 de lixa) ou base retangular (1/2 lixa) e sua função é orbitar, ou seja tremer em cima da área de contato e dessa forma a vibração irá mover a lixa muito rápido a lixando em poucos segundos enquanto você movimenta ela na direção desejada. Ela existe em duas versões, Elétrica e pneumática. Atenção, apenas a pneumática pode ser usada em conjunto com a lixa d'água, pois ela não utiliza eletricidade para o funcionamento, mas sim ar comprimido (sabe como é né, ferramenta elétrica + água = X_X).

Prós: Aceitam qualquer lixa que desejar, basta apenas cortar no tamanho que a máquina utiliza.
Contras: Como as trepidações rápidas geram calor, deixar muito tempo em uma parte podem deformar ou derreter a peça principalmente se for PLA. Tome muito cuidado pois pode furar a peça usando lixa de grão pequeno.

Lixadeira ROTO ORBITAL

Imagem

As Roto Orbital utilizam discos de lixa redondos com velcro que orbitam igual as lixadeiras orbitais, mas também giram na área a ser lixada, dessa forma produzindo um acabamento mais fino e ajudam a dissipar o calor produzido no lixamento, sendo mais seguro para peças especialmente de PLA.

Prós: Acabamento superior, dissipação do calor gerado.
Contras: O Disco por ser redondo você não conseguirá lixar cantos. Só utilizam lixas específicas com velcro e são bem carinhas no BR e não tem tanta variação.

Lixadeira de Cinta

Imagem

As lixadeiras de cinta podem ser portáteis ou de bancada, são mais utilizadas para superfícies retas e são muito potentes devido ao HP do motor usado. As versões portáteis possuem um controle de velocidade e hastes moveis que ajudam a chegar em qualquer local. Elas usam uma lixa em formato de cinta.

Prós: Facilidade de alcançar locais difíceis, se tiver mão leve você consegue lixar a peça facilmente.
Contras: Preço elevado, cintas com poucas variedades, você pode furar ou deformar a peça se não controlar a mão bem.

Micro Retífica

Imagem

As micro retíficas são as ferramentas mais completas que você pode ter, existem acessórios para quase tudo que imaginar (lixa rolha, lixa de disco, disco orbital...) é uma das mais indicadas e além disso pode ser utilizada também para a técnica de solda de peças (vou explicar no tópico apropriado mais pra frente).

Prós: você faz quase de tudo com ela.
Contras: Preço elevado dos acessórios e dificuldade de achar alguns acessórios em algumas lojas (se for acessório original da dremel é mais caro ainda hahahah)

No final de tudo, compensa comprar uma máquina pra ajudar a lixar?
A resposta é: depende do seu uso. Lixar ABS é mamão com açúcar, PLA é chato, duro e tem que lixar devagar, Tritan pqp parece que é ele que lixa a lixa hahahaha
Então se seu foco é peças como as minhas e você quer investir, vá em frente

Bizu para lixamento manual

Mas Eduardo não é só pegar a lixa e lixar a peça? Sim e não Padawan, a grande dica é lixe no sentido contrário das camadas de impressão, o resultado é mais rápido e o acabamento é bem melhor, se você puder usar a máquina e a lixa vai ser melhor ainda. Lixar apesar de simples, requer prática pois a pressão que você aplica na lixa se reflete na peça principalmente se usar a mão, a pressão da área dos dedos será transferida na peça, mas você pode usar aqueles tacos de borracha pra lixa que ajuda bastante.

Por enquanto é isso pessoal, essa foi a primeira parte do curso e várias serão adicionadas no decorrer dos dias. Caso eu lembre de outras coisas relacionadas a esse tópico eu irei atualiza-lo.

Coloquem suas dúvidas, perguntas, sugestões abaixo que eu irei ajudá-los com prazer.

Se puderem também para fortalecer, deem uma olhada no meu canal do Youtube que eu posto alguns videos lá, eu estou com projeto de refilmar e atualizar os videos antigos.
Canal do Youtube

Eu também tenho uma página do Facebook que posto os meus trabalhos e as vezes rola umas dicas por lá também
Face pessoal
Página da Faerkrag Props
Imagem

Link:
BBcode:
HTML:
Hide post links
Show post links

Responder [phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1266: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1266: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable