Definir home e limites da impressão

Brazil renatobenites

Definir home e limites da impressão

Mensagem por renatobenites » 10 months ago

Boa tarde, gente. Acabei de montar minha primeira impressora 3d. É uma graber I3, mas estou com um problema: não tenho ideia de como configurar o home da impressora e nem os limites da mesa, para a impressora não imprimir fora do espaço. Estou usando o Marlin e o pronterface, mas não achei nenhum material explicando isso de forma clara e o "manual" que veio com a impressora é um lixo. Alguém pode me ajudar com isso? Abraços e, desde já, agradeço.

Link:
BBcode:
HTML:
Hide post links
Show post links

Brazil RafaelEstevam
Site Admin

Re: Definir home e limites da impressão

Mensagem por RafaelEstevam » 10 months ago

Os limites do volume de impressão (não só da mesa) são caracterizados de duas formas.
Você tem o limite de hardware, que é a posição do Endstop (o sensor de fim de curso)
Algumas tem dois sensores por eixo, o mínimo e o máximo, outras tem apenas o de mínimo

Depois de acertar os sensores e ligá-los corretamente no Arduino (na Ramps) você vai no firmware e configura lá as dimensões da mesa.

Se vc colocar lá que ele vai do 0,0 até o 400,400, ele vai ter o zero no primeiro endstop e vai permitir que o carro ande até 400, que é fora da mesa.
Então posicione o endstop aonde você considera um bom "zero", configure no firmware que seu endstop é de Mínimo (tem endstop de mínimo e não tem de máximo), verifique se o sinal não está invertido (se estiver, tem uma configuração para inverter o sinal direto no firmware para não ter que trocar fio de lugar) e por ultimo defina as posições de mínimo e máximo no firmware

Algumas impressoras deixam o zero no centro da mesa, vc faz isso dizendo que a posição mínima é menor que zero
exemplo: mesa de 180x180mm, vc coloca que a mesa vai de -90 x -90 mm até 90 x 90 mm. (não acredito que vá usar este caso, mas vai te ajudar a entender a dinâmica)

Existe um comando que vc pode enviar para a impressora que diz como os endstops estão, é o M119
Ele vai te dizer qual endstop está ou não ativo, aí vc usa esta informação para entender como calibrar cada parâmetro

Link:
BBcode:
HTML:
Hide post links
Show post links

Brazil renatobenites

Re: Definir home e limites da impressão

Mensagem por renatobenites » 5 months ago

Obrigado, Rafael. Demorei pra responder porque tinha esquecido deste tópico, mas ele acabou me servindo agora. rs. Abraço

Link:
BBcode:
HTML:
Hide post links
Show post links

Responder