Fonte 24v vs 12v

Brazil Thiagokoller

Fonte 24v vs 12v

Mensagem por Thiagokoller » 2 months ago

Boa noite!!
Estou montando a minha impressora 3D com base na prusa i3 mk3, porem percebi que eles utilizam a fonte 24v. Gostaria de saber a diferença delas e qual peças eu teria que ter atenção no momento da compra pra não comprar errado!!
Obrigado.

Link:
BBcode:
HTML:
Hide post links
Show post links

Brazil RafaelEstevam
Site Admin

Re: Fonte 24v vs 12v

Mensagem por RafaelEstevam » 2 months ago

Tiago, bom dia

Há diversos componentes numa impressora
Cada um deles tem suas próprias especificações, então vamos por partes

O Arduino (se for usar com RAMPS) ele tem um regulador porém eu acredito que baixar de 24v para os 5v que ele use talvez seja muito
A Ramps (placa de extensão do arduino, aonde ficam os drivers) precisa tolerar 24v (não confie no site que comprou). Várias delas vem com capacitores para (limite) 18v neste caso, NÃO PODE
Os Fans (ventoinhas) quase sempre são 12v, vc precisaria providenciar modelos de 24v para bater com o da fonte
A mesa
A mesa tem vários modelos, alguns suportam tanto 12v quanto 24v PORÉM vc precisa soldar os fios de forma diferente

Mesas "mk2" (clones chineses das primeiras versões) são MUITO fracas em 12v, não espere que essas mesas esquentem bem em 12v para qualquer valor acima de 80º~90ºC

Avalie as informações e vá perguntando aqui que vamos te ajudando

Link:
BBcode:
HTML:
Hide post links
Show post links

Brazil Thiagokoller

Mensagem por Thiagokoller » 2 months ago

Ja me esclareceu um monte de duvidas antes de perguntar kkk!!

Então irei fazer com fonte de 12v mesmo, a fonte é mais barata, peças mais fáceis de encontrar..
Me indica alguma potencia? Encontrei algumas como :
12v 20A 240w
12v 30A 360w

Não sei quanto a impressora inteira vai solicitar..

E sim, irei utilizar Arduino com RAMPS.

Link:
BBcode:
HTML:
Hide post links
Show post links

Brazil RafaelEstevam
Site Admin

Mensagem por RafaelEstevam » 1 month ago

As minhas são de 30

Fazendo umas contas de guardanapo, aqui:
O Arduino/Ramps usam quase nada
Os motores ficam em ~1A cada (você vai configurar depois mas é um bom ponto de partida de cálculo)
Os fans usam muito pouco, se for 1 no arduino, um fixo (sempre on) no heatsink e um para a peça, colocaria 1A no total
O Cartucho geralmente é de 40W (em 12v, ~4A)

Então esse conjunto te dá (bem por cima) com 4 motores (XYZ+E):
Motores: 4A
Fans: ~1A
Cartucho: ~4A
Total: ~9A

Na fonte de 30A "sobra" 21A para a mesa (a mesa não vai puxar tudo isso, a RAMPs não aguenta)
O conector da Ramps diz 20A mas o borne é de 10A - sim está errado
E ainda tem o fusível térmico da Ramps que desarma antes disso

Aqui o preço da 20 para 30 é pequeno (15 reais a mais) então peguei de 30

Você sempre pode trocar depois por uma mesa AC 110v*, essas mesas esquentam super bem e não consomem nada da fonte

!Cuidado!: Tem umas gambiarras de usar a mesinha vermelha nos 110/220 usando PWM, é muito perigoso. Você está operando um equipamento de 12v/24v em 110, como a potência é ao quadrado vc está com MUITO acima da especificação. A menos que vc saiba MUITO bem o que está fazendo, fique longe. Se sabe, não faça assim mesmo.

PS: considerei um motor em Z pois eles geralmente são ligados em paralelo e o driver fica em 1A, que dá 0.5A cada)

Link:
BBcode:
HTML:
Hide post links
Show post links

Brazil Thiagokoller

Mensagem por Thiagokoller » 1 month ago

Maravilha, comprei a fonte já, 30a.. estou no aguardo das peças chegarem pra começar a montagem.. vou abrir um novo tópico aqui para mostrar pra vocês os passos da montagem da minha primeira impressora 😁, como comprei muitas pessas da China, pode demorar um pouco.. mas aos poucos vou postando!! Obrigado pelo esclarecimento das dúvidas 👌🏻

Link:
BBcode:
HTML:
Hide post links
Show post links

Brazil RafaelEstevam
Site Admin

Mensagem por RafaelEstevam » 1 month ago

Show, estamos ansiosos para ver os resultados !

Link:
BBcode:
HTML:
Hide post links
Show post links

Responder