Dimensao da peca em ABS e PLA

Brazil agressiva
Mensagens: 2
Registrado em: 5 months ago

Dimensao da peca em ABS e PLA

Mensagem por agressiva » 5 months ago

Pessoal, estou imprimindo algumas pecas com medidas bem precisas.

Ajustei os passos do motor para filamento PLA e a pecas sai direitinho.
Imprimi a mesma peca em ABS e a peca que tem 200mm de comprimento ficou quase 1 mm menor .

Eh normal isso acontecer ?

para corrigir isso tive que aumentar o numero de passos do eixo X/Y na configuracao da impressora.

Voces fazem o mesmo procedimento ou fazem algo no fatiador para corrigir esta diferenca ?

A minha duvida principal eh se eh normal isso acontecer ou se eh algo errado a minha impressora.

Agradeco qualquer ajuda.

Link:
BBcode:
HTML:
Hide post links
Show post links

Brazil RafaelEstevam
Site Admin
Mensagens: 88
Registrado em: 2 years ago

Re: Dimensao da peca em ABS e PLA

Mensagem por RafaelEstevam » 5 months ago

Vamos por partes:
A quantidade de passos não deve ser medida e sim calculada
A ÚNICA vez que você muda os passos é se trocar alguma peça e mudar a relação mecânica

CALCULE quantos passos devem ser e deixe nesse valor

Algumas coisas podem estar dando diferença no tamanho:
1. Diâmetro incorreto do filamento pode estar fazendo faltar material (acho pouco provável que dê tanta diferença)
2. Temperatura baixa de extrusão pode estar fazendo faltar material (novamente, acho pouco provável dar tanta diferença)
3. Warp. ABS sofre contração, é uma característica fisioquímica dele que vc até reduz mas não elimina com adesivos na mesa
3A. Você pode estar com a peça entortando e dando diferença no tamanho
3B. Há uma contração natural em todos os objetos baseado na temperatura. Coisas expandem com calor. Já vi algumas referências* de expansão/contração em torno de 0.5% (o que é um valor que faz sentido 200mm *0.5% = 1mm)

Caso seja o 3A, vc só impedirá o ABS de contrair mantendo ele aquecido durante toda a impressão (impressora fechada - você não disse qual é a sua)
Caso seja o 3B, a correção deve ser considerada ou na modelagem da peça ou aplicando uma escala diretamente no fatiamento. Lembrando que a contração é LINEAR então você perceberia alterações proporcionais em todos os eixos (o Z seria um pouco diferente pela anisotropia da impressão)

Ainda no caso B, o ideal seria você consultar o fornecedor do seu material e perguntar à ele quais são as características de contração do lote que ele te vendeu


(*) https://www.engineeringtoolbox.com/line ... -d_95.html
ABS: 72 a 108 (10-6 m/(m K))

Link:
BBcode:
HTML:
Hide post links
Show post links

Brazil agressiva
Mensagens: 2
Registrado em: 5 months ago

Re: Dimensao da peca em ABS e PLA

Mensagem por agressiva » 5 months ago

Rafael,
desculpe passar pouca informacao. Tomei como padrao que o pessoal aqui ja tem um bom conhecimento sobre impressoras.

O numero de passos foi calculado e ajustado levando em consideracao o tamanho medido e o correto. Usei as formulas.
O tamanho da peca altera nos eixos X/Y, porem, como a peca tem somente 5mm no eixo Y, a diferenca nao eh notada.
Soh da para ver quando imprimo a peca girada 90graus.

O tamanho real da peca eh 200mm x 20mm x 10mm
Acredito que o meu problema sera o 3B.

Hoje a noite vou tentar usar o Horizontal sizer compensation do Simplify.

Valeu pela ajuda.

Link:
BBcode:
HTML:
Hide post links
Show post links

Brazil RafaelEstevam
Site Admin
Mensagens: 88
Registrado em: 2 years ago

Re: Dimensao da peca em ABS e PLA

Mensagem por RafaelEstevam » 5 months ago

Show, tentá lá e atualiza a gente aqui

Link:
BBcode:
HTML:
Hide post links
Show post links

Responder