Informação básica sobre a tecnologia.

Fórum dedicado à discussões à respeito das tecnologias de manufatura por Stereolithografia, abrangendo, neste contexto também a utilização de Digital Light Processing ou Processamento Digital da Luz.
Avatar do usuário
Brazil dionisioprado
Site Admin
Mensagens: 36
Registrado em: 2 years ago

Informação básica sobre a tecnologia.

Mensagem por dionisioprado » 2 years ago

Esta postagem tem objetivo apenas de elucidar um pouco sobre o que é a tecnologia SLA proposta, principalmente àqueles que estão iniciando e se familiarizando com os termos.

Basicamente SLA ou Stereolitografia uma tecnologia de construção de modelos baseada em resinas fotossensíveis e alguma forma de projeção de imagem sobre a parte superficial das resinas, que promovem sua polimerização por camadas e no final do processo geram um modelo completo.

Via de regra, as definições dos modelos obtidos por estas tecnologias têm uma maior definição quando comparados aos modelos obtidos através de tecnologias como a FDM das "impressoras" mais comumente encontradas no mercado. Com isso, a possibilidade de modelos em escala pequena se torna uma realidade. Uma boa exemplificação das escalas obtidas é a utilização para obter modelos de joias, destinadas à fundição em metais nobres, por exemplo. Uma grande vantagem é que uma máquina bem calibrada, produz peças sem as "linhas de camadas", presentes na tecnologia FDM.

Porém, como nem tudo são flores, esta tecnologia tem suas aplicações específicas, e recaem, até o momento atual em um nicho distinto das impressoras "domésticas" ou com tecnologia FDM, primeiramente, pois a grande maioria das que encontramos atualmente no mercado, tem dimensões reduzidas, ou seja, o volume de construção, geralmente é menor que das FDM (justificável quando pensamos em temos de peças menores e com muito mais definição). O segundo ponto, são os custos atuais, não apenas nas máquinas, afinal neste ponto elas estão se popularizando dia a dia, porém nos isumos, como por exemplo as resinas utilizadas, que atualmente em minha concepção, inviabilizam o uso por hobbistas, conforme vem ocorrendo atualmente com as FDM e por fim, a dificuldade de obtenção, neste momento ao menos, tanto dos insumos quanto das máquinas, pois é uma tecnologia que está apenas em seu início de popularização no mercado brasileiro ainda.

Link:
BBcode:
HTML:
Hide post links
Show post links

Responder