Alguns termos básicos na tecnologia de manufatura aditiva de plásticos, ou impressão 3D

Um dicionário colaborativo com os termos mais utilizados no mundo da impressão e modelagem 3D.
Avatar do usuário
Brazil dionisioprado
Site Admin
Mensagens: 35
Registrado em: 1 year ago

Alguns termos básicos na tecnologia de manufatura aditiva de plásticos, ou impressão 3D

Mensagem por dionisioprado » 1 year ago

Algusn termos seguem abaixo:

RepRap - Replicating Rapid Prototyper ou prototipador replicante rápido.

Acetato de etila - Produto usado para dar acabamento nas peças impressas, pela exposição ao seu vapor.

Acetona - Produto usado para dar acabamento nas peças impressas, pela exposição ao seu vapor.

DIY - DIY = Do It Yourself (Faça você mesmo)

Endstop - Sensor ou interruptor fim de curso.

Endstop-holde - Suporte do endstop (sensor ou interruptor fim de curso).

Filamento - Matéria prima que é usada na impressão 3D.

Hotend - Ponta quente, por onde sai o filamento derretido.

PID - Sigla para referência ao sistema de controle Proporcional, Integral e Diferencial

PLA - É um filamento bioplástico feito a partir de recursos naturais renováveis e é também biodegradável. O PLA é fácil de imprimir porque utiliza baixas temperaturas.

PTFE - Sigla para Teflon, nas RepRaps é usado como barreira térmica entre o HotEnd (Bico aquecido) e o extrusor (peça que traciona/empurra o filamento para o interior do bico). Sem o PTFE o extrusor, de plástico, derreteria com o calor do bico. Hoje em dia já existem variações de bicos que não precisam de PTFE como barreira térmica. Também usamos fita Teflon (veda rosca) para isolamento térmico do bloco aquecido, envolvendo-o com esta fita. Alguns usam buchas com teflon interno para substituir os rolamentos lineares, reduzindo assim o ruído gerado pela movimentação dos carros da impressora. www.Boteco3D.com.br

PWM - Sigla para referência a Modulação (Modulation) por Largura (Width) de Pulso (Pulse). Técnica para modular um sinal de Corrente ou tensão Contínua, obtendo-se a partir desta uma amplitude intermediária de corrente ou tensão.

Stepper motor - Motor de Passo, Motor que opera em passos de incremento de rotação. Têm como parâmetros, ângulo de passo(Step angle 0,9º, 1,8º, etc...), torque (N.cm), tensão nominal(V=Voltage), corrente nominal(A=Current), resistência interna (Resistance=Ω/phase), Indutância(Inductance=mH/phase), classe de isolação (Insulation class: B), número de fios, tipo monopolar ou bipolar, tamanho (Nema 17, onde o número significa o tamanho da base do motor: 1,7polegada). Os parâmetros Angulo de passo, resistência, indutância vêm seguidos da tolerância de erro percentualmente.


Estes são apenas alguns dos termos que vocês encontrarão muuuuuito pelas postagens do nosso forum, pois esta é uma terminologia básica, no mundo da impressão 3D, entre vários outros termos, lógico. A grande maioria destes termos, será abordada individualmente em postagens posteriores, pois cada um dos termos tem suas subdivisões e especificidades... Só para citar um exemplo, nos hotend ou bicos de impressão, temos inicialmente duas grandes subdivisões, que são os all-metal, ou totalmente construidos em metal, que não tem PTFE interno, e os com PTFE, que tem um preenchimento interno com tubo de PTFE. Temos também outros tipos, mas estes dois são os que mais comumente vemos citações e para descrever cada um dos tipos e modelos existentes, obrigatoriamente, teremos que subdividis em várias postagens, devido a extensão de cada um dos assuntos abordados.

Espero que estejam gostando do conteúdo e quaisquer súvidas ou sujestões, não exitem em postar Aqui.

Link:
BBcode:
HTML:
Hide post links
Show post links

Responder