como corrigir o calculo do tempo de impressão?

Softwares que convertem, ou traduzem uma imagem 3D para um formato que pode ser lido pela Impressora
Brazil davivolcan

como corrigir o calculo do tempo de impressão?

Mensagem por davivolcan » 1 year ago

Boa noite! estou montando uma prusa i3... ainda esta relativamente distante de estar completa... mas já tenho a parte eletrônica encaminhada... andei brincando com o simplify3d e o slic3r e notei que existe uma diferença entre o tempo previsto pelo fatiador e o tempo de execução na pratica...
Exemplo:
Tempo dado pelo fatiador = 49 minutos
tempo de duração pra execução de todos os comandos = 1 hora e 23 minutos...

sei que os fatiadores erram o tempo porque geralmente desconsideram as questões de aceleração, jerk e etc... porem creio que exista uma maneira mais precisa de se calcular o tempo... e ao fuçar no repetier descobri que ele tenho como inserir esses valores pro repetier dar uma estimativa com base neles e no gcode (acredito que o repetier leve em conta esses valores porque não imaginei utilidade de poder informa-los ao software senão para calcular o tempo mais precisamente) além disse o repetier tem o como adicionar uma porcentagem do tempo... só fiquei na duvida porque não acredito que uma simples porcentagem possa melhorar tanto as estimativas de tempo para peças muito diferentes...

Em resumo... minha duvida é: Como é que voces fazem?

Link:
BBcode:
HTML:
Hide post links
Show post links

Brazil RafaelEstevam
Site Admin

Re: como corrigir o calculo do tempo de impressão?

Mensagem por RafaelEstevam » 1 year ago

Além de tempos de aceleração e jerk, ainda tem os tempos de resposta do motor (a inércia dos eixos em si) e os tempos de esperar o outro eixo terminar o movimento (sincronizar os eixos).
Eu particularmente uso a compensação de tempo do repetier e já sei de antemão que vai estar errado.

Uma curiosidade que tenho que entra junto com sua pergunta é que recentemente comprei uma Delta (ainda estou aprendendo sobre ela) e curiosamente nela os erros do repetier são bem menores do que na minha graber mesmo usando o "mesmo perfil" (obviamente não é o mesmo perfil, mas um perfil similar). Acredito que possa ter relação com a sincronia de eixos (o X não tem que esperar o Y (e sua inércia) ou vice-versa já que não existem eixos X e Y - lembrando que na graber, o X carrega todo o mecanismo extrusor e o Y carrega a mesa, vidro e a impressão)

Link:
BBcode:
HTML:
Hide post links
Show post links

Brazil dionisioprado
Site Admin

Mensagem por dionisioprado » 1 year ago

Boas galera,
Com relação à questão dos tempos do fatiador X tempo real, acho que o que o Davi colocou, com relação aos tempos de Jerk e Aceleração, respondem por 99% do erro no tempo de impressão, por um motivo simples, o fatiador, se não foi bem configurado, com TODOS os dados do firmware que estamos usando (e a grande maioria deles nem permite esse tipo de especificidade) nunca terá como saber quanto tempo "perderia" fazendo os movimentos, acelerando e desacelerando. leva em consideração, no algorítmo, apenas uma média default destes cálculos para verificação dos tempos. Falo isto, sem bases científicas, e baseado apenas em minha experiência pessoal, porém percebi, por exemplo que ao informar ao Slic3r, que permite a algum tempo nas configurações avançadas informar o Jerk e Aceleração, sobrepondo os valores setados no firmware, desde que não ultrapassem os limites, o erro no cálculo de tempo, se torna quase que imperceptível, coisa entre 4 e 10 minutos em uma impressão de 12 horas, sendo um percentual de erro irrisório.
O que disse acima, é válido para minha cartesiana, baseada numa Prusa i3 com frame de barras roscadas. Já na delta, que tive, percebi também que os tempos eram mais precisos, e ao analisar friamente a questão, acredito ser porque enquanto no gcode para cartesianas os movimentos são informados individualmente para cada motor / eixo de movimentação, na delta o gcode já considera uma interpolação de movimentos dos 3 motores para mover um único eixo, logo, os valores de aceleração e jerk, já são considerados como base de cálculo para precisão dos movimentos, nesta segunda. Porém, mais uma vez, estou especulando a respeito, com o pouco conhecimento que adquiri a respeito dos algorítmos de fatiadores.

Uma coisa que posso afirmar, é que ao menos o Slic3r (versão Prusa que utilizo atualmente) e também o Cura, à partir da versão 2.3, após implementarem campos para configuração, via fatiamento das velocidades de Aceleração e Jerk, sobrepondo os valores default do Firmware, têm um nível de proximidade dos tempos informados para impressão e o real, bastante aceitáveis.

Link:
BBcode:
HTML:
Hide post links
Show post links

Brazil AlexBorro

Mensagem por AlexBorro » 1 year ago

A diferença principal está sim relacionada as diferenças na aceleração e jerk. Se o fatiador não leva isso em conta, o cálculo será usando somente as velocidades, pressuposto aceleração e jerk infinitos. Isso leva a um erro.

Outro ponto é q os fatiadores podem ter dificuldade em simular o look ahead dos firmware.. Isso leva a outra parte do erro.

Quanto as deltas, elas naturalmente tem acelerações e jerk mais altos, o q minimiza o erro. E pelo menos no Marlin, as velocidades ajustadas são relativas ao motor e não ao bico, como deveria ser. Esse "erro" acaba minimizando a diferença de tempo tb (vc se afasta da realidade e se aproxima da situação ideal). Se os parâmetros de movimentos (velocidade, aceleração e jerk) fossem aplicados ao bico, o tempo de impressão seria idêntico ao de uma cartesiana com esses mesmos valores.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Link:
BBcode:
HTML:
Hide post links
Show post links

Brazil davivolcan

Mensagem por davivolcan » 1 year ago

Detalhe! Esse tempo de 49 minutos foi previato pelo simplify3d... Não parei pra brincar muito com o slic3r... Vou dar mais uma fuçada aqui!

Link:
BBcode:
HTML:
Hide post links
Show post links

Responder