Ajuda com montagem e configuração (arduino mega + ramps 1.4)

Brazil Paulootah

Ajuda com montagem e configuração (arduino mega + ramps 1.4)

Mensagem por Paulootah » 7 months ago

A uns meses atrás a impressora do meu serviço queimou a placa. Eu dei uma fuçada na internet, e vi esses kits com arduino e ramps, achei q era só comprar, trocar e estava funcionando. Obviamente estou pagando pela minha burrice, pq não consigo fazer o negócio ir pra frente. Preciso de ajuda com a instalação e a configuração da impressora.
O kit q eu comprei foi esse : https://www.filipeflop.com/produto/kit- ... m-arduino/
A impressora q eu preciso instalar esse kit é essa:
Imagem
A placa q tinha nela é era essa:
Imagem
Um exemplo de como estou perdido, esse é o conector do extrusor
Imagem
e esse da mesa aquecida
Imagem
Mas na placa não tem onde ligar eles
Imagem
Fora botão de ligar, led e afins, q nem faço idéia de onde colocar
Sou leigo, e meu emprego tá dependendo disso
por favor, me ajudem

Link:
BBcode:
HTML:
Hide post links
Show post links

Brazil RafaelEstevam
Site Admin

Re: Ajuda com montagem e configuração (arduino mega + ramps 1.4)

Mensagem por RafaelEstevam » 7 months ago

Amigo, você está com um problema ... Não é insolucionável ... mas é um problema.

Vamos lá, seu equipamento atual usa um placa própria, ou seja, não é baseada em um kit Arduino/Ramps
Sendo assim, você terá que adaptar bastante o hardware pois não poderá usar os conectores, MESMO OS QUE PARECEREM IGUAIS
  • Verificar os níveis de tensão da fonte e da mesa*
  • Você terá que refazer os cabeamentos para ligar os componentes na nova placa
  • Terá que identificar quais são os componentes que seu equipamento usa para poder saber como ligar eles na placa (nem sempre a ligação será direta)
  • Terá que refazer a configuração do firmware*
Alguns desafios:
Terá que identificar quais são os motores utilizados, não só checar que são motores de passo, porém identificar algumas características do motor, como por exemplo qual é "ângulo de cada passo"
Depois terá que checar cada bobina do motor e refazer o cabo para que os pinos sejam compatíveis com o conector da Ramps

Após acertar a mecânica de CADA motor, terá que verificar a parte de potência da mesa e do bico, que geralmente é mais simples, porém a RAMPS é feita para que a mesa seja diretamente aquecida pela linha 12v da fonte porém várias impressoras comerciais utilizam outras tensões ou até chaveiam a mesa na tensão da rede, no caso teria que refazer o sistema de aquecimento da mesa (precisará de um estudo cuidadoso)

Depois de resolver do aquecimento terá que descobrir como é feita a medição das temperaturas, pois há vários tipos de sensores e na troca da placa terá que identificar precisamente qual é o sensor, pois identificar errado fará com que a temperatura seja lida incorretamente podendo até mesmo causar um incêndio.

Após acertar a conexão dos motores, a conexão da mesa e identificar os sensores de temperatura, aí você retorna aos mesmos procedimentos de implementação de RepRap com Arduino+Ramps "padrão"
Esta parte é aonde você precisa "ensinar" ao processador (configurar o firmware) quanto mover cada motor para que cada eixo, aonde cada fim de curso fica e como é configurado, nesta etapa você precisa saber TODAS as características de cada componente do seu equipamento: dentes nas polias, espaçamento de correias, tensões de sensores e motores, passos de fusos, posição e tipo de acionamento dos fins de curso e por aí vai ....

Sugiro fortemente que considere pedir suporte ao fabricante
De qualquer forma, estamos aqui ...

Link:
BBcode:
HTML:
Hide post links
Show post links

Brazil Paulootah

E, eu desisti depois de ler tua mensagem
não tenho conhecimento pra tudo isso aí não
huahuauhaauhaahu
na verdade nem conhecimento nem tempo
valeu pela ajuda

Link:
BBcode:
HTML:
Hide post links
Show post links

Brazil RafaelEstevam
Site Admin

Hehe,
Não subestimando suas qualidades, mas pelo risco (teu emprego) eu acredito que foi uma escolha sábia

Eu montei uma das minha na mão, porém minha carreira não dependia disso e erros eram toleráveis (exceto os incêndios :roll: )

Link:
BBcode:
HTML:
Hide post links
Show post links

Brazil Paulootah

o problema é q agora tenho um arduino, mais ramps, drives, e um lcd parados aqui
to pensando em comprar do meu patrão e montar uma pra mim, comprando um desses kits com o q está faltando no ML.
Uma graber i3 é boa?

Link:
BBcode:
HTML:
Hide post links
Show post links

Brazil RafaelEstevam
Site Admin

"Uma graber i3 é boa?" não é uma pergunta com resposta direta

Graber i3 é um projeto baseado na Prusa i3 (troca partes impressas do frame por partes cortadas)

Como projeto é um bom projeto de entrada (a que eu montei é um Graber i3)
Foi minha primeira, é a primeira de MUITA gente

Respondendo a pergunta:
Uma Graber i3 é boa?
R: Ela será tão boa quanto você a montar

Link:
BBcode:
HTML:
Hide post links
Show post links

Responder